A Educação de Jovens e Adultos (EJA, art. 37 da Lei n. 9.394/96/LDB), modalidade da educação básica destinada àqueles jovens, acima de 15 anos, que não conseguiram estudar nas etapas do ensino fundamental e médio, em idade considera própria, conforme determinantes legais. Os cursos dessa modalidade devem contar com flexibilidade no currículo, tempo e espaço de forma a atender as demandas dos jovens e adultos em suas individualidades, necessidades de acesso aos conhecimentos, com a oferta de conteúdos compatíveis com as idades dos jovens e adultos.
Para frequentar a EJA, na escola especial da Rede APAE, recomenda-se como critérios:
• Alunos com deficiência intelectual e múltipla, acima de 15 anos, egressos da escola especial;
• Alunos com deficiência intelectual e múltipla, acima de 15 anos, da comunidade.
Educação de Jovens e Adultos: Anos iniciais do Ensino Fundamental – Orienta-se pelo contexto sociocultural do aluno, visando à aquisição de competências e habilidades que permitam ao aluno formação favorável à sua inserção na vida comunitária e ao mundo do trabalho. Público alvo: alunos a partir de 15 anos.
Educação de Jovens e Adultos:Anos finais do Ensino Fundamental – Os anos finais compreendem ciclos de aprendizagem, o Avançado e o Conclusivo, para jovens adultos com deficiência intelectual e múltipla, acima de 15 anos que estiveram iniciando ou dando continuidade ao estudo nos anos finais do Ensino fundamental.
Público alvo: alunos a partir de 15 anos.