Avisos

O Projeto “Reabilitando, Socializando e Capacitando”

Getting your Trinity Audio player ready...

O Projeto “Reabilitando, Socializando e Capacitando” foi planejado com base na abordagem sócio construtivista, e prestará atendimento a 20 (vinte) crianças/adolescentes com deficiências, bem como suas famílias, por meio de atendimentos psicossociais, atividades pedagógicas e de capacitação semiprofissional (produção de pães, biscoitos, bolos e produtos de padaria), assegurando sua proteção social e especial, e produzirá benefícios como : habilitação, reabilitação e capacitação; desenvolvimento da autoestima, interesse educacional e conhecimento de direitos; combate à ociosidade infanto juvenil, evasão escolar e despertar a busca pela geração de renda; promoção da família e a importância da participação e dos laços familiares; promoção dos Direitos e Deveres da criança, do adolescente e da pessoa com deficiência; fortalecimento/ampliação das relações institucionais com entidades congêneres e o Poder Público; valorização da Política Pública de Assistência; e a ampliação da capacidade pública de assistir a pessoa com deficiência.

Destaca-se que, além da importância do atendimento de proteção social à pessoa com deficiência, a produção da de capacitação retornará aos beneficiários em lanches e complementação alimentar.

Público Alvo

20 (vinte) crianças/adolescentes com deficiência, com idade entre 0 e 17 anos e 11 meses.

Parcerias

Não existem parcerias formais vinculadas ao Projeto. Entretanto, a APAE Belford Roxo tem por hábito institucional interagir todos os Projetos sob sua gestão, de forma complementar e não conflitante, a fim de ampliar as ferramentas de assistência aos seus beneficiários.

Objeto

Serviço Proteção Social Especial de Média Complexidade para 20 (vinte) crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 17 anos e 11 meses, do município de Belford Roxo.

Objetivo Geral

Executar atendimento, ações sociais e educativas, a 20 (vinte) crianças/adolescentes com deficiência objetivando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Sócio Assistenciais, na modalidade de Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Objetivos Específicos

1 – Executar ações socioeducativas, de reabilitação, capacitação e inclusão social;

 

2 – Potencializar o atendimento especializado às famílias e as pessoas com deficiência com seus direitos violados que se encontra em situação de risco, vulnerabilidade social e pessoal;

 

3 – Ampliar o atendimento especializado.

Justificativa

As políticas sociais básicas e especiais são universais e destinam-se ao conjunto da população infanto-juvenil, com e sem deficiência. Educação, saúde, cultura, recreação, esporte, lazer são direitos de todas as crianças e adolescentes e, portanto, dever do Estado.

O cenário das médias e grandes cidades brasileiras, nas últimas décadas, apresenta um quadro que expressa a premência de reversão: crianças, adolescentes e pessoas com deficiência estão expostos a todo tipo de violência e sem oportunidades. A vulnerabilidade social, na qual se encontram as famílias deste público, impõe-lhes mais uma forma de abandono. Nesta realidade elas são as principais vítimas da degradação pessoal, social e humana, comprometendo o seu desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo. Em Belford Roxo, assim como em outros municípios, a situação não se diferencia, pois quase não se visualizam propostas que venha efetivamente contribuir para que tenham oportunidades que lhes possibilitem vislumbrar alternativas de vida e terem seus direitos assegurados, e apresenta-se como um desafio para os gestores públicos e para a sociedade civil.

A pessoa com deficiência quando monitorada, estimulada, respeitando suas limitações, é uma pessoa altamente produtiva como qualquer outra. Infelizmente, a realidade de grande parte das pessoas com deficiência em nosso Município, revela poucas oportunidades para engajamento social, jogar ou praticar um esporte, atividade física regular ou, acreditamos ser o mais importante, integrá-las à sociedade, auxiliando no processo evolutivo da igualdade social e da cidadania. Face a isto a APAE-Belford Roxo executa suas ações de forma a oferecer atividades essenciais de proteção social e exercício da cidadania às pessoas com deficiência.

Os serviços de proteção social para criança e adolescente com deficiência, média complexidade, aqui proposto, possuem como grande relevância a oportunizarão da busca pela independência, autonomia, a integração e modificação recíproca, considerando e respeitando as particularidades e limites individuais, além do atendimento direto multidisciplinar aos beneficiários bem como seus familiares e capacitação semiprofissional.

Leave A Comment

Your Comment
All comments are held for moderation.